Novo
ano se aproximando e a gente sempre sente aquela vontade enorme de estar com
tudo super em dia e organizado, né? Eu mesma corro pros meus armários e dou
aquela geral, revejo minhas louças, minha rouparia, meus documentos, enfim,
ponho ordem na casa! E, então, vêm as promessas para o novo ano... Meu
compromisso é ser ainda mais rigorosa e cibernética com a organização de dados
pessoais, documentos e informações que coleto por aí... E, na hora certa, veio
a ajuda da minha amiga e colaboradora Sarah Argolo. Sarah é super conectada e
trouxe dicas infalíveis para você ter tudo que é tipo de informação bem à mão e
compartimentado. Dá uma olhada nos seguintes aplicativos, que ela sugere como
ferramentas preciosas na hora de se organizar:
Evernote
(www.evernote.com). Um programa que pode ser
instalado no seu computador ou iphone. É dez para organização de textos e
documentos (jpgs e pdfs) e deixa sincronizadas informações, que podem ser
organizadas em pastas por assunto e com tags, que fazem fácil a busca de
informações. Sarah sugere a utilização do Evernote na organização de dados e
documentos da família e da casa, contas bancárias, textos interessantes e
organização de viagens (exemplo, copiar para o evernote os tickets de compra de
um espetáculo, reserva do hotel e aluguel de carro).
O
mais legal desse programa é que ele fica baseado na internet, então você pode
acessar de qualquer computador, usando login e senha, como um email.
Google Docs (www.docs.google.com).
Para usar esse
programa, você precisa ter uma conta do Google. Muito útil, dá para armazenar e
editar arquivos em word, excel e power point, além de arquivar documentos em
pdf. Você pode fazer upload do seu computador para ter acesso a estes arquivos
de qualquer lugar e fazer download ou compartilhá-los com outras pessoas
que também tenham conta no Google. Sarah sugere concentrar aqui todos os
contatos - pessoais e profissionais - numa grande planilha. Diz também ser
muito eficiente para planejar eventos.
Uma
boa vantagem é que você não ocupa espaço no seu HD e pode acessar os arquivos
de qualquer lugar que tenha acesso a internet.
Wunderlist (www.wunderlist.com). Possui
versões para iPhone, iPad, MAC e Windows, além de uma versão online. A
interface é bem fácil de usar, e dá várias possibilidades de organização de
tarefas, para cada projeto, ou por assunto. Além disso, a interface para iPhone
– que todas nós amamos - é bem bacana. Dá para categorizar as tarefas por
prioridade, jogando para o topo da lista as que estão perto do prazo limite ou
que são mais importantes.
Producteev
(www.producteev.com) Também possui versões para iPhone, MAC e uma versão online, que funciona
muito bem pelo iPad. Sarah destaca que esse aplicativo tem como vantagem os dashboards (por
exemplo: Casa e Trabalho, ou então um dashboard para
cada projeto). Dentro de cada dashboard é
possível colocar tags para
cada tarefa, criando subcategorias. Parece complicado, mas ela garante que não
e organiza muito a vida! Outra vantagem do Producteev é que ele
pode sincronizar
com o seu Google Calendar, e colocar lembretes na agenda, para
sinalizar tarefas que estão perto do prazo.
Enfim,
aqui estão sugestões de boas ajudas. Vale você eleger o programa que mais se
adequa ao seu jeito e necessidades.
Aliás,
existem muitos aplicativos dessa espécie, mas tudo indica que esses conquistam!
Lembro
que independente do programa que você escolher -e eles podem, facilmente,
ser substituídos por papel e caneta…- , o mais importante é não deixar as
tarefas acumularem. Manter uma lista em, no máximo, 10 ítens é uma boa
dica. Se passar disso, é hora de tentar eliminar alguma tarefa, revisando
suas prioridades.
Ano
Novo – Organização Nova!
Beijo, Caprichosas
Nenhum comentário:
Postar um comentário