16 de dez de 2011

Ano Novo - Organização Nova!


Novo ano se aproximando e a gente sempre sente aquela vontade enorme de estar com tudo super em dia e organizado, né? Eu mesma corro pros meus armários e dou aquela geral, revejo minhas louças, minha rouparia, meus documentos, enfim, ponho ordem na casa! E, então, vêm as promessas para o novo ano... Meu compromisso é ser ainda mais rigorosa e cibernética com a organização de dados pessoais, documentos e informações que coleto por aí... E, na hora certa, veio a ajuda da minha amiga e colaboradora Sarah Argolo. Sarah é super conectada e trouxe dicas infalíveis para você ter tudo que é tipo de informação bem à mão e compartimentado. Dá uma olhada nos seguintes aplicativos, que ela sugere como ferramentas preciosas na hora de se organizar:

Evernote (www.evernote.com). Um programa que pode ser instalado no seu computador ou iphone. É dez  para organização de textos e documentos (jpgs e pdfs) e deixa sincronizadas informações, que podem ser organizadas em pastas por assunto e com tags, que fazem fácil a busca de informações. Sarah sugere a utilização do Evernote na organização de dados e documentos da família e da casa, contas bancárias, textos interessantes e organização de viagens (exemplo, copiar para o evernote os tickets de compra de um espetáculo, reserva do hotel e aluguel de carro).
O mais legal desse programa é que ele fica baseado na internet, então você pode acessar de qualquer computador, usando login e senha, como um email. 


Google Docs (www.docs.google.com). Para usar esse programa, você precisa ter uma conta do Google. Muito útil, dá para armazenar e editar arquivos em word, excel e power point, além de arquivar documentos em pdf. Você pode fazer upload do seu computador para ter acesso a estes arquivos de qualquer  lugar e fazer download ou compartilhá-los com outras pessoas que também tenham conta no Google. Sarah sugere concentrar aqui  todos os contatos - pessoais e profissionais - numa grande planilha. Diz também ser muito eficiente para planejar eventos. 
Uma boa vantagem é que você não ocupa espaço no seu HD e pode acessar os arquivos de qualquer lugar que tenha acesso a internet.

Wunderlist (www.wunderlist.com). Possui versões para iPhone, iPad, MAC e Windows, além de uma versão online. A interface é bem fácil de usar, e dá várias possibilidades de organização de tarefas,  para cada projeto, ou por assunto. Além disso, a interface para iPhone – que todas nós amamos - é bem bacana. Dá para categorizar as tarefas por prioridade, jogando para o topo da lista as que estão perto do prazo limite ou que são mais importantes.


Producteev (www.producteev.com)  Também possui versões para iPhone, MAC e uma versão online, que funciona muito bem pelo iPad. Sarah destaca que esse aplicativo tem como vantagem os dashboards (por exemplo: Casa e Trabalho, ou então um dashboard para cada projeto). Dentro de cada dashboard é possível colocar tags para cada tarefa, criando subcategorias. Parece complicado, mas ela garante que não e  organiza muito a vida! Outra vantagem do Producteev é que ele pode sincronizar com o seu Google Calendar, e colocar lembretes na agenda, para sinalizar tarefas que estão perto do prazo.


Enfim, aqui estão sugestões de boas ajudas. Vale você eleger o programa que mais se adequa ao seu jeito e necessidades.
Aliás, existem muitos aplicativos dessa espécie, mas tudo indica que esses conquistam!

Lembro que independente do programa que você escolher  -e eles podem, facilmente, ser substituídos por papel e caneta…- , o mais importante é não deixar as tarefas acumularem. Manter uma  lista em, no máximo, 10 ítens é uma boa dica. Se passar disso, é hora de  tentar eliminar alguma tarefa, revisando suas prioridades.

Ano Novo – Organização Nova!

Beijo, Caprichosas

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