10 de jul. de 2011

Como organizar seus livros


Comprar livros é mesmo uma delícia! Estante de bons livros, então, dá um aconchego danado à casa. Mas é muito importante mantê-los limpos e organizados. Saiba como fazer.


1 Limpeza da Estante
Tire todos os livros da estante e faça uma boa limpeza nas suas prateleiras antes de voltá-los ao lugar. Vale passar um pano umidecido com querosene, que ajuda a combater o mofo e possíveis traças, mas deixe as prateleiras secarem perfeitamente antes de prosseguir com a arrumação. Lembre de limpar as estantes regularmente.

Limpe a estante regularmente.
2 Faça uma Triagem de Livros
Faça uma verificação se todos os livros que você tem ainda despertam o seu interesse ou lhe poderão ser úteis. Não guarde excessos, pois um livro que não lhe serve muito bem poderá ser muito bem aproveitado por outra pessoa ou mesmo instituição. A doação ou venda em sebos são boas providências nesse caso.

3 Separe os Livros por Categoria
Importante você decidir como vai armazenar seus livros. Eles devem ser organizados por categorias e nós sugerimos, mais comumente, que sejam organizados por assunto e dentro dele por ordem alfabética de autor ou título, como for mais conveniente para você. Esteticamente também fica interessante que dentro do assunto se organize em ordem de altura ou cor.

Organize em ordem de altura e cor.
 
4 Etiquete as prateleiras
Utilize um tag ou etiqueta em cada prateleira, indicando o assunto que ali está armazenado. Isso vai facilitar uma procura rápida. É sempre bacana personalizar sua estante com bonitos objetos, porta-retratos, quadrinhos, enfim, coisas que dêem ainda mais charme ao espaço.

5 Separe os livros que você mais usa
Os livros que você mais gosta, ou consulta frequentemente, podem ser armazenados no seu quarto mesmo, numa mesinha de cabeceira ou uma pequena estante ou nicho. Fica mais prático e vai lhe trazer conforto.



6 Separe os livros especiais
Livros de capa dura, especialmente os de fotos, ficam lindos se colocados na mesa da sua sala de estar. Coloque um objeto pousado sobre ele e sua decoração está feita. Vale destacar que  os livros infantis devem ficar sempre ao alcance da criança. Isso estimula a leitura, o que é maravilhoso.



Beijo, Caprichosas

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...