23 de set. de 2015

Organização Pessoal - Get the things done!

Outro dia saí para jantar com uma amiga e tivemos a grata companhia da filha dela, no auge dos seus turbulentos 18 anos. Não nos víamos há algum tempo e a linda menina quis me contar alguns dos últimos acontecimentos da sua vida, seus projetos, habilidades e alguns sonhos. A mãe, todo o tempo com um olhar carinhoso e preocupado. Sim, porque no auge dos nossos, ainda turbulentos, 40 e alguns anos, já sabemos que são muitos caminhos e a juventude muitas vezes nos tira a serenidade para resoluções mais objetivas e determinadas. A menina tramitou por vários cursos, não completou nenhum. Teve várias boas idéias, não concretizou nenhuma. Se inscreveu na faculdade, trancou. Ainda não cumpriu os trâmites para obter a carteira de motorista, embora queira dirigir. Enfim, tem muitas coisas que quer realizar, é extremamente capaz, sabe os caminhos, tem ânimo, mas se perde na agenda, nas prioridades e ainda acha que lhe falta tempo. 

Foi aí que me peguei descrevendo minhas últimas providências para organizar minha vida, exatamente quando tive promover algumas mudanças grandes e complicadas nas minhas rotinas. Fiz uma lista de todas as providências pendentes e desisti de realizá-las de forma imediata. Me dei um tempo de alguns meses e quando podia elegia por grau de importância o que iria resolver. Ticava cada etapa cumprida e seguia a diante. Isso foi algo que fiz intuitivamente e me acalmou muito. Gera muita tranquilidade mental ter tarefas definidas para alguns dias. Afinal, hoje não somos mais donas do nosso tempo. Nem aos 18, nem aos 40 anos. São muitos atrativos, muitas possibilidades e muitas demandas. Por fim, muitas vezes nos perdemos. Mas, aí é hora de parar e organizar a vida.

Uma boa ferramenta de organização pessoal é o método GTD (Get The Things Done), de David Allen.

O método merece ser estudado e lido com atenção, mas alguns dos seus bons ensinamentos a gente destacou pra vocês e, sabemos, que podem ser facilmente implementados, tornando a vida de muita gente bem mais fácil.


Então, anote aí:

+ A “Regra de Ouro” do GTD é: o que você conseguir fazer em até 2 minutos, faça imediatamente. Assim, pequenas ações não irão se acumular.

+ Tire da sua cabeça e coloque no papel todas as tarefas que você tem em mente. Mesmo as mais simples como fazer ginástica! Essa “exteriorização” ajuda a desestressar e a visualizar o que tem pra fazer.


+ Entenda a diferença de Projeto e Tarefa e, principalmente, que devem ser geridos de forma diferente. Um projeto não depende de uma ação, e sua conquista é sempre algo mais longo e demorado. Quando você coloca cada coisa em seu lugar certo, sua lista de tarefas diminui e fica mais objetiva.

+ Foque no próximo passo somente, ou seja, naquilo que você pode fazer agora. Uma coisa de cada vez.


+ Faça uma lista com as tarefas e projetos ativos, com seus compromissos futuros (agenda), e referências, isto é, as coisas que ainda quer explorar.

+ Reserve um tempo para fazer uma revisão semanal e atualizar, eliminar, adicionar as informações da sua lista.


Nunca é tarde, ou cedo!, para começar a organizar a vida pessoal e ir de passo em passo conquistando todos os seus objetivos.

Beijos,
Caprichosas

Um comentário:

  1. Olá! Conheço essa amiga e sua filha. rsrs. Que graça! O método GTD parece simples. É uma questão de atitude e bem caprichosa para uma vida mais equilibrada. Já sabe com quem vou compartilhar, não é?
    O blog está demais e o site tb. Vcs são maravilhosas no que fazem. Beijo mto carinhoso. Ana Cris.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...